Deixe a luz passar!

Deixe a luz passar!
Fiat lux!!!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Alfa ou Ômega...!

O trem balançava e com ele os pensamentos. Já fazia um ano e meio que sua rotina era determinada pelo trabalho arranjado por um “padrinho” que nem mesmo chegou a conhecer. Seu pai, um motorista profissional, foi quem conseguiu, por meio de um vereador, a vaga de porteiro no centro da cidade. No começo adorou sair de uma estatística e entrar em outra, menos vexatória, mais digna, pensava e gostava dessa imagem: estava empregado e com carteira assinada. Mas, as estações mudam e com elas o humor de muitas pessoas. Ele, que atravessou um verão, um outono, dois invernos e duas primaveras, via-se agora sendo empurrado ou se empurrando para o próximo verão sem o menor entusiasmo, diz mesmo que odeia, não o serviço em si, mas o ir e vir diário. As horas perdidas desde o despertar até a volta para casa no transporte popular somam-se, em estresse, mais do que as efetivamente trabalhadas. Isso não está certo. Precisava ter um emprego mais próximo de casa, dizia sempre. Os tempos eram difíceis, a crise não deixava muita escolha. No fim de setembro vislumbrou uma remota, mas esperançosa possibilidade de conseguir a vaga de porteiro do clube de futebol local. O salário era menor e incerto, contudo a crise chegou e o impediu, o clube faliu. Perdeu a grande oportunidade de sua vida. Maldita crise, pensava todos os dias enquanto o trem deslizava cambaleante sobre os trilhos da Leopoldina e da Central do Brasil.

Sentia falta de folgar aos domingos, sentia falta de folgar qualquer dia que fosse, não importava. A maioria dos amigos, sem emprego, reunia-se no campo do clube abandonado para uma pelada todo domingo de manhã. E se eu tivesse sido jogador de futebol? Será que me lembraria desse lugar escondido no pé da serra? Os pensamentos continuavam a maltratá-lo por toda a viagem de ida e vinda, todos os dias. Até que resolveu tentar uma coisa nova. Jogaria na megasena aos sábados. Queria jogar às quartas também, mas o dinheiro faltaria ao pão das quatro filhas, então decidiu-se pelo sábado e não pela quarta, pois nesse dia o sorteio parecia ser maior, só parecia, mas foi o que fez. Jogou, torceu, rezou para todos os santos e pediu a todos os orixás que o ajudassem com o sorteio. Sábado passado, quando um desses, não se sabe qual, portanto é lícito pensar que todos podem ter colaborado de alguma forma, ninguém sabe, resolveu ajudar o pobre porteiro.

Chegou em casa ainda sem saber do resultado. O dia foi triste. A senhora do escritório de contabilidade, a que lhe trazia sempre um contagiante bom dia acompanhado de um simpático sorriso, faleceu. Quem lhe contou foi o encanador do prédio, o Tião. Não gostava muito do Tião até aquele dia, mas ao ver as lágrimas brotando de seus olhos, viu que tinham algo em comum: a amizade pela senhora Flor; assim ele a chamava. Morreu de “infarte fulminante”, pelo menos foi o que disseram lá no escritório. Morava só, na Abolição. Ele nem percebeu que ela não apareceu para trabalhar naquele dia pela manhã. Também com tanta gente subindo e descendo, não podia mesmo se lembrar, nem mesmo de quem fazia seu dia mais ameno. Lamentou-se, mas resignou-se quase que simultaneamente.

Tomou banho, a mulher o serviu como de costume e reclamou da Julieta, a filha mais velha, oito anos. Contou que ela brigou na escola e mostrava as marcas de arranhões no rosto. Segunda -feira, ela, a mãe, precisava conversar com a professora e a diretora. Isso não ia ficar assim, a outra menina era bem maior e mais velha, tinha dez anos e morava naquele bairro depois da Praça do Macaco. Enquanto comia, a voz da mulher sumia, até que não ouviu mais uma só palavra. Essas ausências eram a forma que encontrou para não enlouquecer de vez. Não sabe bem como aconteceu, mas voltou à mesa de fórmica lisa e azul e se deu conta de que ainda não tinha conferido o resultado daquele dia. Ignorou uma vez mais as falas da mulher, caminhou autômato até a estante pequena, a qual sustentava a estatueta de São Jorge a ponto de desferir o derradeiro golpe sobre o dragão, forrada com papel rosa, picotado como bandeirolas, comprado no bazar do Joaquim. Levantou a estatueta e pegou o cartão, sentou-se no sofá de plástico florido, ligou a televisão e esperou em silêncio pelo noticiário. Antes de anunciar os números, o apresentador informou que nesse sorteio houve um e apenas um ganhador de muita sorte, pois o prêmio era de cinqüenta e três milhões, cento e vinte e quatro mil, seiscentos e oitenta e dois reais e trinta e nove centavos. Pensou que bem podia ser ele, apesar da quantia ser muito alta. Não queria tanto assim, preferia ganhar o suficiente para melhorar a vida das meninas e da mulher, trabalhar menos, ter mais tempo em casa, jogar bola com os amigos aos domingos. Esse era o sonho de sua perfeição, voltou a tempo de ouvir a sequência de números e conferir com os de seu cartão. Houve um lapso de tempo entre a conferência do resultado e a euforia que o tomou. A mulher não entendeu bem a reação. A ida à escola ainda a incomodava. Perderia tempo e o almoço atrasaria. Isso a tirava do sério. Entendeu menos quando ele, mudo, levantou-se do sofá e foi para o quarto. Não disse nada, apenas saiu da sala levando seu cartão de loteria.

Dormiu e saiu cedo, como sempre. Chegou no serviço, esperou a hora do almoço e foi checar os números na loteria, lugar que visitou durante nove meses. Conferiu uma, duas, três vezes e saiu. Voltou ao trabalho e cumpriu seu ritual. Até hoje ninguém mais o viu, alguns dizem tê-lo visto vagando pela Lapa, outros juram que ele tomou um navio grego na Praça Mauá e foi-se para a Europa. O fato é que sumiu, desapareceu. A mulher consultou um guia espiritual que afirma - e ela acredita: “ Ele foi abduzido por seres de outro planeta e é responsável por um portal de teletransporte no Tibet”.

9 comentários:

  1. ...com esta grana toda,
    até eu queria ser abduzida
    para fugir dos impostos
    indecentes por aqui.

    bj, querido lindo!

    saudades...

    ResponderExcluir
  2. Você tem uma maneira de escrever que me facina.
    Desculpe se sumi, tive meus motivos.
    beijos
    Apareça

    ResponderExcluir
  3. Com cinquenta e tres milhões, até as sagradas montanhas do Tibet mudam de lugar...
    Mas deve ter sido abdusido prá um lugar mais quentinho...
    Enquanto eu lia, me vinha a música "Construção" do Chico Buarque...
    Você passou muito bem a idéia, as imagens, o que quis passar.
    Gostei de vir aqui e obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom.

    Você conseguiu um final inesperado, mas que deu o tempero todo do bom humor para o texto. O riso se dá de trás pra frente.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Caro José Tadeu,

    Com relação ao seu último comentário no ESSAPALAVRA digo:

    usei frases (mãe acusada...) do modo jornalístico de apresentar os fatos, e o apelo para o amor.

    Seguirei com outras pequenas composições. A intenção não é - jamais - atirar pedras, nem primeiras, nem segundas,...

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  7. Amigo queridoooo

    Saudades!
    Adorei sua visita e já a muito que não nos viamos pelos blogs...

    Tenho passado por um momento delicado e chato, mas, logo me levanto e fico pronta pra outra e espero que a proxima seja mais leve a queda...:(((

    Depois envio-te um e-mail para explicar-te melhor o que passa com sua amiguinha... ok?!

    Até lá no nosso cantinho
    beijinhos doces
    da rosa amiga
    Iana!!!

    ResponderExcluir
  8. Amado e querido amigo do meu coraçãooooooooo.... Saudadessss Logo, logo estarei ai na terrinha... :)))))

    BOM FIM DE SEMANA !
    Pessoas especiais como você
    tem em si a essência da amizade,
    para perfumar o mundo com amor verdadeiro.
    Pessoas especiais são como Anjos, com dedos
    de condão, para tocar com magia
    o semblante dos que amam.
    Pessoas especiais são dádivas de Deus,
    para abençoar os caminhos daqueles
    que cruzarem os seus
     Você é Especial!!!

    Beijos doce
    da rosa amiga
    Iana!!!

    ResponderExcluir
  9. Começou drama social urbano, seguiu drama social urbano, e, no epílogo, humor. Não é difícil narrar tragédias, vidas difíceis e amargas, estas circunstâncias, por si só, encarregam-se de transmitirem impacto ao leitor. Contudo, o uso da ironia é para poucos. Muito boa história.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Comente o que leu e tudo que julgar importante do seu ponto de vista, contido no blog. Sua opinião é valiosa para mim e me ajudará a aperfeiçoá-lo, bem como a mim mesmo. Obrigado. Valeu!!!