Deixe a luz passar!

Deixe a luz passar!
Fiat lux!!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Quem quer catar guavira?


Os tempos mudaram. Essa expressão não fazia muito sentido para mim, porque ao ouvi-la, sempre havia uma associação com choques de gerações, talvez pela pouca idade e falta de compreensão de detalhes do contexto, despercebidos até então. Mas que mudaram, mudaram.
Foto extraída de:http://pantanalbonito.blogspot.com/2009/10/primavera-na-estancia-mimosa-ecoturismo.html

Hoje percebo nitidamente que os guavirais estão sumindo, desaparecendo do cerrado. A matriz econômica força qualquer proprietário de terra a incorporar monoculturas e gado, ainda, na região. Isso é luta árdua. Os fazendeiros já não se contentam com milho, feijão, arroz e outros cereais que abasteciam as mesas e lhes garantia a educação diferenciada aos descendentes; agora é preciso adaptação ao sistema gerador de capital baseado em energia. Energia para o homem animado, orgânico e para o homem idealizado, racional, impecável. Se não houver energia, nada funciona, mas se o novo paradigma energético for levado a cabo, não haverá energia para o outro homem: o animado, orgânico.

Foto extraída de: http://bonitopantanal.blogspot.com/2008/11/bonito-promove-em-novembro-7-festival.html

Assim é que o cerrado vai perdendo espaço para a cana de acúcar e para as usinas de álcool. Sob o pretexto de trazer progresso econômico para a região, os governos, que representam o povo, vão impondo e materializando abomináveis idéias, sem a menor preocupação com o homem comum:animado, orgânico.
Foto extraída de: http://www.useplanta.com.br/category/planta/gabiroba/#awp::category/planta/gabiroba/
Vi uma fazenda de gado ser transformada em fazenda de plantação de cana. Os fazendeiros mais tradicionalistas estranharam a atitude do vizinho criador convicto de gado de corte e afamado por seu plantel selecionado, com matrizes importadas, que da noite para o dia mudou de ramo. Algo muito sério houve para que isso ocorresse, mas o quê? De certo ele teria alguma informação privilegiada e estava se ajeitando para então lucrar lá na frente. São desconfiados, eles.

Foto de Adriana Saldanha, extraída de: http://espnbrasil.terra.com.br/caravanadoesporte

É, a uva do cerrado agora já não tinha mais o sabor doce que marcava os encontros de famílias inteiras nos campos às tardes para catar a deliciosa guavira. Soube de ouvir contarem, que muitos casais conhecidos se formaram catando guavira. Bons tempos idos e com risco de nunca mais voltarem a mostrar um guaviral como antes. Uma pena, mesmo.
Foto extraída de:http://www.bonitoecological.com.br/index.php?idcanal=42

Resta-nos comprar um picolé da fruta do Delícias do Cerrado, se tiverem, e voltar a sentir o sabor das tardes de verão nos campos de guavira do nosso Mato Grosso do Sul. Maldita macroeconomia, malditos os cegos de espírito.
Esse texto é uma homenagem à dona Maria, sul-matogrossense da região do Apa, que sabe contar histórias como ninguém e que também se identifica com vários aspectos abordados no texto. Mas, principalmente com o da saudade da mocidade e das nuances que a envolviam.

5 comentários:

  1. Vc me fez lembrar da minha infância, que os anos não trazem mais, como diria o Poeta.
    Era uma delícia sair para catar guaviras.
    Que saudades, JT!
    Eu também sou de lá, embora esteja cá, longe do Apa.

    ResponderExcluir
  2. Amigo JT, gostei do blog e parabéns!
    Sobre o Serrado, está se "acabando" ou melhor, estão acabando com esse tão importante eco sistema. O Serrado é a transição entre a floresta Amazonica e a Atlantica. Será que já se deram conta deste fato?
    Fato é que, a ganância, nos torna cegos, incapazes de ver e de sentir.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. a ignorância do Brasil em relação aos seus tesouros naturais é revoltante e inaceitável. Quantas frutas brasileiras vão se extinguir sem que nós, brasileiros, provemos o seu sabor? O lucro rápido aqui é o que interessa, parece que vivemos uma eterna "corrida do ouro" de debiloides. Há anos se fala em devastação ambiental, mas só agora o planeta começou a acordar para o fato do aquecimento irreversível. No caso da guavira, por exemplo, poderia ser uma alternativa econômica muito mais lucrativa do que investir em gado ou cana de açúcar. O mirtilo (da mesma família) é uma ESTRELA INTERNACIONAL e rende em dólar aos produtores. Já passou da hora de os governos proibírem a devastação desses nichos ecológicos, e o Mato Grosso é um dos estados que mais sofre com a invasão predatória financiada por esse governo que se acha muito "esperto" mas não passa de um bando de tiranos cafonas, independentemente de partido. Amigo, como eu faço para experimentar uma guavira sem ir ao MS? É um sonho antigo (poderia deixar um dica no meu blog, obrigado).

    Abraço!
    L.

    ResponderExcluir

Comente o que leu e tudo que julgar importante do seu ponto de vista, contido no blog. Sua opinião é valiosa para mim e me ajudará a aperfeiçoá-lo, bem como a mim mesmo. Obrigado. Valeu!!!