Deixe a luz passar!

Deixe a luz passar!
Fiat lux!!!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Volta das Nações!!!

O domingo, para mim, começou às cinco e trinta da manhã de onze de outubro de dois mil e nove. Vencer o sono da noite mal dormida e levantar não foi tarefa fácil. Levantei e comecei os preparativos para me dirigir ao local da comemoração: o Estado de Mato Grosso foi dividido atendendo a anseios sócio-políticos e econômicos em 1977. O pavilhão Albano Franco foi o ponto de encontro dos participantes da Volta das Nações, corrida internacional de meia maratona. Bem, se querem saber eu não corri, apenas caminhei cinco mil metros; outros correram dez mil metros. Mas algumas curiosidades aconteceram e desviaram minha atenção.

A primeira delas foi um senhor de Dourados, serelepe, magro e que, me disseram, tinha noventa e um anos. Mentira, ele mesmo me confessou a idade, tinha noventa anos e oito meses. Além de atleta e nonagenário ele tem um tremendo senso de humor, sempre sorrindo e atencioso com os que se aproximam para uma prosa rápida.


A seguir, sem contar com minha habitual câmera fotográfica, mas portando um prático celular, nova aquisição, comecei a clicar a multidão espalhada pela Avenida Mato Grosso à espera da largada, com suas camisetas brancas, verdes e amarelas - discriminação das modalidades de participação na prova.


Encontrei membros da Liga da Justiça; o Homem-Aranha; um homem incomum com pedidos de socorro para o Pantanal e a Amazônia estampados em sua camiseta alaranjada. Pedidos que bem poderiam ser dirigidos também aos participantes para pouparem o lindo córrego que margeia a Via Park e que foi ameaçado pela grande quantidade de copos de água mineral vazios jogados e que certamente penetrariam os bueiros e o atingiriam, mesmo sendo catados após a prova. Penso que uma medida simples como a colocação de cestos ao longo do trajeto poderiam minimizar esse trabalho e possível dano ao córrego.








A cultura do tereré representada pela jovem, simpática e linda Nathalia.
O segundo lugar da prova masculina, um queniano veloz e meio marrento – talvez esteja cansado de correr e de tanto assédio mundo afora.
E uma linda palhacinha sorridente, charmosa e brasileira, que posou para uma foto com a maior simpatia.
Caminhada realizada, restava-nos aguardar o momento mais esperado e sem nenhuma falsidade, o sorteio do carro ofertado pela Rede Morena de Televisão, afiliada da Rede Globo: um Fiat Pálio zero quilômetro. Por volta de onze e meia alguém de nome Ramon saiu feliz e motorizado, compondo uma frota com com o Fiat e um Monza 92. Parabéns ao sortudo concorrente.
Viva o povo sul-mato-grossense!
Viva o povo brasileiro!

3 comentários:

  1. Oiiiii !!! Muito legal seu blog. Adorei a forma com que descreveu nossO domingO ... rsrsrs ...
    Tudo de bom pra você !!!
    Nathalia

    ResponderExcluir
  2. É um cara versátil. É um ex-controlador de tráfego aéreo, odontólogo, e também milita na carreira de repórter esportivo, além de maratonista. Ainda que, nesta categoria, neste evento a sua marca não foi...como direi?, das melhores.
    Mas a verdade é que produziu uma crônica-reportagem tocante e bem humorada de um dos diversos segmento do nosso povo, neste caso, o povo mato-grossense.
    Viva as diferenças e vida longa ao povo mato-grossense.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Notas:

    1. "...além de maratonista. Ainda que, nesta categoria, neste evento a sua marca não foi...como direi?, das melhores.
    Aqui, fiz uma brincadeira, queria dizer justo o contrário, i.é., que você não tem nada de maratonista, baseado no seu próprio relato (apenas caminhou por certo trecho do circuito). Se fosse queniano, aquele país estaria em maus lençóis. :)

    2. "vida longa ao povo mato-grossense"
    Aqui, de fato me passei, ainda que a minha intenção fosse a melhor possível. Peço desculpas se alguém sentiu-se ofendido.
    Mas sou contra qualquer divisão de qualquer estado brasileiro, inclusive, a do antigo Mato Grosso.

    Então, corrigindo:
    Vida longa ao povo sul-mato-grossense!
    Um abraço e obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir

Comente o que leu e tudo que julgar importante do seu ponto de vista, contido no blog. Sua opinião é valiosa para mim e me ajudará a aperfeiçoá-lo, bem como a mim mesmo. Obrigado. Valeu!!!