Deixe a luz passar!

Deixe a luz passar!
Fiat lux!!!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

É presidencialismo..., naquele país?


O regime é presidencialista. E que haja necessidade de Ministérios ninguém duvida, é preciso ajuda institucional para governar. Mas daí a abrir mão de seu papel constitucional, suas responsabilidades assumidas com a população, a qual emprestou sua vontade e vidas, é uma traição, no mínimo.
Bem, mas e se o plano for esse mesmo? A figura principal existe, afinal é presidencialismo: o presidente.
E se a condução dos atos foi arranjada nos porões e salas mal iluminadas de lugares pouco freqüentados, ou não?
E se o ego já tiver sido inflado a ponto de perder a conexão com a realidade maior, aquela que nos cobra a razão?
E se depois de tudo isso e todo esse tempo chegarmos à conclusão de que o presidente nunca presidiu nada, foi, isso sim, conduzido por seus bem escolhidos ministros e que só participou com sua assinatura?
Será lícito?
Teria havido uma subversão de valores?
Terei dado meu voto em vão?
O que pensar, hein?
Alguém pensa?

4 comentários:

  1. O poder tem garras tão fortes que -acredito - não só o presidente se torna refém dele, mas todos os que, de um modo ou de outro, exercemos alguma forma de autoridade.

    Haja cuidado.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Pretendi dizer que precisamos tomar cuidado para não cairmos na tentação do mando, do autoritarismo. A agressividade, a defesa dos interesses individuais, podem passar por cima da generosidade, da educação, do espírito democrático. Por ai...

    Sinto que as pessoas andam mais reivindicativas, mas com um certo ar de autoritarismo, sei lá. Há uma tentação rondando às pessoas frente aos desafios dos tempos atuais, conservadorismo, anacronismo, autoritarismo, e uma defesa exagerda do indvidualismo...

    Somos produzidos, os meios de produção de subjetividade estão a todo vapor, fazendo-nos por dentro. A resistência é a saída, mantendo-nos abertos, democráticos, e na medida do possível, saudáveis. Por ai...

    Obrigado pelo comentário no essapalavra.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. ...de que poder estamos falando,
    se ele, bem sabemos, é utópico?

    você acha que em sã consciência
    existe algum vivente capaz de
    governar a sí mesmo?

    bj, querido!

    ResponderExcluir
  4. Marionete em mãos erradas.

    Seu voto não foi em vão, ninguém tem o "poder" de adivinhar o que irá acontecer, apesar que tudo se encaminha para um resultado pre-estabelecido.

    "nao é a musica que esta errada, é a dança.."

    Bjo.

    ResponderExcluir

Comente o que leu e tudo que julgar importante do seu ponto de vista, contido no blog. Sua opinião é valiosa para mim e me ajudará a aperfeiçoá-lo, bem como a mim mesmo. Obrigado. Valeu!!!