Deixe a luz passar!

Deixe a luz passar!
Fiat lux!!!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A Universidade é bem mais que um vestido curto e espaço na mídia!!!



No dia 31 de agosto, teve início na UFMS, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o Terra Brasil 2010, III Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil, cujo tema foi: educação, capacitação e transferência de tecnologia.

Faz aproximadamente dois anos e meio que me interessei pelo assunto e fui impulsionado a aprender um pouco com essas pessoas, profissionais preocupados e abnegados em quebrar alguns paradigmas e manterem outros, como por exemplo: só se transforma pela educação. Esse é o que se acredita que deva ser mantido ou resgatado ou subversivamente imposto quando não garantido pelas instituições do Estado que, por entenderem que o povo não precisa de educação para ser dominado, não o aplicam.

Nos quatro dias de Congresso pôde-se ver muita quebra de paradigmas. Vi acadêmicos sendo reverenciados por Doutores pela primeira vez, porque seus trabalhos são revolucionários para a vida humana, tiram o homem comum, trabalhador, do ciclo de exploração econômica e o coloca no papel principal de sua própria vida, sua história. É o caso do Fernando, acadêmico, que com seu trabalho tem mudado a realidade de gente que diz como quer ver sua vida ajudada pela tecnologia que ele, Fernando, quer e transfere a eles e seus destinos: autonomia e consciência de seu papel no planeta.

Há o trabalho da arquiteta peruana María Teresa, o da colombiana Lucia Garzón, lá na Paraíba com a assistente social Yudith Gomez, que já é mais paraibana que argentina e seu projeto de inclusão social de fato, transformador de realidades. Claro que há mais gente agregada a isso, lá. Tem um professor “doido” que ensina aos alunos a verem e sentirem que seu papel social é muito mais amplo do que suporta sua condição abastada e, por vezes, alienada, não que tenham culpa direta, mas, lembra daquela fala sobre não educação? Tem que ver com isso, também. Há depoimentos de um desses alunos sobre sua condição, o que denota a razão desse “louco” professor.




A nipo-brasileira Akemi e sua, já, casa de pau a pique, a quem interessar possa. A Célia, baiana porreta, também. O Obede que, lá de Bauru, integra esse time de “fazedores” de opinião. O que impressiona é que eles ensinam cidadania a muita gente jovem e a não tão jovem também. Metem o pé na massa, da terra, e fazem o adobe que constrói  cognitivamente toda uma resistência pela sobrevivência de nossa espécie. Acha que estou exagerando? Pois não estou, peço que acreditem, afinal não peço algo impossível. No encerramento, hoje, falou-se do sucesso do Congresso e do número de participantes: 300 aproximadamente. Eu pensei que haveria mais, me enganei. Mas o peso de cada um foi pelo menos 5. A Itália, Perugia, contribuiu com uma representante, Eliana e seu trabalho no Marrocos; Peru, María Teresa e Diego e outros mais; Colômbia, Lucia e Esteban, acadêmico; Portugal, Alentejo, Filipe Jorge; Argentina, Oriel, Maurício e outros; México, Juan e suas maravilhosas abóvedas; Piracicaba, Marcio e a taipa de pilão; curiosamente, só a região Norte não se fez representar. É, quem sabe da próxima. Bem, essa gente tem consciência da luta que trava todos os dias contra a incredulidade, contra o poder econômico que corrompe, engana, mascara e explora nossa pouca ou nenhuma vontade diante da vida. 

 


Dedico essa postagem a todos quantos estiveram nesse congresso, em especial à Andrea Naguissa Yuba a incansável e ao pessoal de apoio, acadêmica Tauly e sua generosidade, Pedro, Eduardo, Erico, a vocês o meu muito obrigado.

4 comentários:

  1. nossa, quanta honra... fico feliz em saber que gostou do evento, pois fizemos com muito carinho

    ResponderExcluir
  2. Oi, lembrei de você. Estou em Miranda. E volto para Campo Grande no dia 26, passagem rápida, dia 27 já volto para Recife.

    Estive em Bonito e é lindo demais.

    Mesmo depois de tanto tempo sem vir aqui, me lembrei que você é de Campo Grande. abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula,
    Grande prazer ter você aqui. Mandei uma mensagem para você via email.
    Nos falamos.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estou tentando um novo contato com vocês...mandei uma mensagem por e-mail, mas não obtive retorno.Como vocês estão? Gostaria de saber se as propostas ainda estão em pé, pois estou voltando à ativa. Aguardo um sinal de fumaça. Abraço

    ResponderExcluir

Comente o que leu e tudo que julgar importante do seu ponto de vista, contido no blog. Sua opinião é valiosa para mim e me ajudará a aperfeiçoá-lo, bem como a mim mesmo. Obrigado. Valeu!!!